segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Como normalizar o processo SVCHOST para não consumir tanta memória

Os computadores com o sistema operacional Windows XP SP2 instalado, vem com uma ferramenta chamada de Central de Segurança, disponível no Painel de Controle. A missão é auxiliar o usuário na tarefa de tornar o computador mais seguro contra ataques de vírus, worms, falhas do próprio Windows e invasões. Ela monitora o status do Firewall, Atualizações Automáticas e Anti-vírus.
Os computadores com o sistema operacional Windows XP SP2 instalado, vem com uma ferramenta chamada de Central de Segurança, disponível no Painel de Controle. A missão é auxiliar o usuário na tarefa de tornar o computador mais seguro contra ataques de vírus, worms, falhas do próprio Windows e invasões. Ela monitora o status do Firewall, atualizações Automáticas e Anti-vírus.
A ferramenta de atualizações automáticas executa automaticamente uma tarefa muito chata, que é a de procurar, fazer o download e instalar todas as atualizações do sistema operacional que a Microsoft publica via Windows Update. Frequentemente um escudo amarelo aparece ao lado do relógio do Windows, para informar que existe uma
atualização para ser instalada e precisa da intervenção do usuário (normalmente para aceitar um contrato de uso). Manter esta ferramenta funcionando é fundamental para ficar sempre protegido contra as brechas de segurança que são descobertas diariamente no Windows. Mas ultimamente, várias máquinas têm sofrido de problemas de lentidão durante a execução da ferramenta de atualizações automáticas. O processo svchost.exe fica utilizando praticamente 100% do processamento da máquina, apenas verificando as atualizações. Obviamente fica impossível utilizar a máquina normalmente durante este processo, frequentemente travando o sistema operacional.
Ao fazer uma varredura com o anti-vírus, nada é detectado. Ao rodar o anti-spyware, nada é detectado também. E agora? O svchost.exe é um serviço capaz de hospedar outros serviços. Basicamente ele roda vários processos (um ‘grupo'), porém só um
nome aparecerá listado. Ele pode, por outro lado, carregar vários grupos, o que resultará em vários svchost.exe na lista de processos, o que é um caso extremamente comum. O serviço de atualizações automáticas utiliza uma instancia do svchost.exe para funcionar. Então se supõe que ele é o culpado da lentidão no computador. Pois bem, para resolver o problema, basta desativar as atualizações automáticas, utilizando a central de segurança. Essa não parece uma solução muito elegante, mas funciona. Por algum motivo desconhecido ainda, o serviço de atualizações automáticas toma conta da máquina completamente. Que egoísta! Então vamos a uma solução menos grosseira. Siga os passos abaixo:
1. Reiniciar a máquina em modo seguro
2. Renomear C:\windows\software distribution paraC:\windows\software distribution.old
3. Renomear C:\windows\windowsupdate.log Para c:\windows\windowsupdate.log.old
4. Reiniciar o computador em modo normal
5. Pronto, agora o computador passou a respeitar novamente os comandos do usuário, e as atualizações automáticas continuam funcionando, sem problemas, e com o vchost.exe consumindo somente o processamento mínimo necessário.

0 comentários: